segunda-feira, 1 de outubro de 2012

De desfiles de bonecas à realidade...


O Jornalismo de moda está cada vez mais em voga, atraindo novos profissionais. Neste mercado concorrido vários talentos surgem, como é o caso da estudante de jornalismo e recém formada em personal stylist (consultora de imagem ou estilo) Priscila Hoverneck. Nesta entrevista exclusiva, ela falou sobre como nasceu seu amor pela moda e pelo jornalismo,estre outras curiosidades.

Jornalistas Digitais - Como começou sua história com a moda ?

Priscila Hoverneck - ''Pra falar a verdade eu não sei dizer (risos). Acho que sempre gostei de me arrumar, arrumava as bonecas, 'costurava' roupas pra elas, mas depois de crescida me interessei por moda porque encontrei  uma forma de expressar nossa personalidade, humor e a imagem que a gente quiser passar para as outras pessoas sem precisar dizer nada. Além disso, através de um trabalho da faculdade, comecei a estudar um pouco sobre como o modo de se vestir fazia toda diferença desde a antiguidade, revelando posição social, econômica e o papel de cada uma na sociedade. Achei isso o máximo e resolvi ir mais a fundo. Então comecei o blog com uma amiga, a Duda. Foi ele quem abriu muitas portas na área, tanto pra mim, quanto pra ela.''



Jornalistas Digitais -  Você sempre foi vaidosa ?

Priscila Hoverneck - ''Acho que sim. Como fui uma das primeiras meninas da família na minha geração, todo mundo sempre me fazia de boneca aqui em casa: arrumava penteado novo, roupas cheias de coisinhas, maquiagem... sem falar que tenho uma tia que tem salão de beleza e uma madrinha que era costureira de roupas. Então já cresci nesse meio cheio de frescuras (risos).''

Jornalistas Digitais - Como é trabalhar com nesse segmento ?

Priscila Hoverneck - ''Olha, é bom e é ruim, assim como em qualquer outra área. Acho ótimo que, assim como no jornalismo, não tem muita rotina. As coisas estão sempre mudando, sempre tem novidade, sempre tem uma nova forma de se usar a mesma coisa, de se redescobrir aquela peça usada pela avó, pela mãe. Mas também tem muita mesquinharia e futilidade, não dá pra dizer que não - até porque é uma área que trabalha com beleza, o que acaba por inflar o ego de muita gente. Acho que moda é forma de comunicação e a gente tem sempre que buscar expressar o que somos e não o que fulaninha-vestiu-no-look-do-dia-dela. Até porque cada um tem um tipo de corpo, estilo de vida, personalidade, etc. Muita gente usa tal coisa apenas porque 'está na moda'. Não é pra ser assim. Não somos bonecas que saíram de uma linha de produção. A gente tem que buscar usar e combinar as coisas pra mostrar nosso melhor. Não é porque ficou bom no outro que vai ficar bom na gente também.''


Jornalistas Digitais - Você está se formando em jornalismo e já se formou como personal stylist. O que pretende seguir ? Vai trabalhar com jornalismo de moda ?

Priscila Hoverneck - ''Ainda não sei. Acredito que devo seguir mais por essa linha de jornalismo de moda sim. Já fiz alguns pequenos freelas de produção de moda, mas acho que gosto mais mesmo é de escrever, (risos). O curso de personal foi importante pra aprender um pouco mais sobre os estilos, tipo de corpo, essas coisas. Isso é importante pra qualquer área da moda que a gente for trabalhar. Acho que eu gostaria de trabalhar em uma revista do ramo, mas por enquanto vou continuar fazendo a parte de web, que também é bem legal.''


Jornalistas Digitais - Você tem um blog no qual dá dicas de moda, mas você estudou para isso, tem embasamento. O que acha de que a cada dia existem mais blogs falando sobre moda, por pessoas que nem sempre tem devido conhecimento?

Priscila Hoverneck - ''Não posso dizer que acho que não deveria existir gente que não sabe nada do assunto montando blog, porque quando eu comecei não sabia nada também. Através do Rosa é que resolvi buscar saber mais as coisas sobre moda.
Um dos problemas é tem muita gente usando o blog como diário online de looks, ditando que aquilo é o certo para as outras pessoas. E nem sempre é, porque cada pessoa é de um jeito.
Além disso, muita gente sabe que blog pode dar dinheiro e acaba fazendo post sobre qualquer coisa ou produto em troca de jabá. Já vi cada coisa...
A gente tem que lembrar que diversas pessoas entram no nosso blog todos os dias em busca de referências para serem aplicadas no cotidiano delas. Às vezes uma roupa pra ir em um casamento, em uma festa... se saímos falando qualquer coisa podemos influenciar a leitora de forma errada, prejudicando a auto-estima dela, por exemplo, porque a roupa pode não dar tão certo pra ela como deu pra você.''

Jornalistas Digitais - Esse segmento ( moda, personal stylist ) é um mercado satisfatório ? Quais seriam as maiores dificuldades?

Priscila Hoverneck - ''Eu não trabalho com consultoria, apesar do curso. É satisfatório pra mim porque é o que eu gosto. Então trabalhar com o que a gente gosta é gratificante, divertido e a gente faz com prazer, o que resulta em resultados ainda melhores do que se a gente não gostasse.
Pra mim, a maior dificuldade é a falta de especialização na área aqui na cidade. Quem quer realmente saber sobre o assunto tem que buscar isso em outros lugares, porque a moda em Friburgo é muito voltada para a produção de lingerie.''



Jornalistas Digitais - Que dica você dá pra quem quer seguir nesse ramo ?

Priscila Hoverneck - ''Primeiro é preciso descobrir qual área da moda você quer seguir. Depois é ir buscando referências na internet, livros, cursos, palestras. Revistas também ajudam bastante. Estar sabendo das últimas tendências é sempre importante e, pra isso, existem portais especializados, além de blogs que falam bem sobre o assunto. Gosto muito também de acompanhar os blogs de street style, que mostram o que está sendo usado nas ruas pelo mundo.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"