terça-feira, 29 de novembro de 2011


O esporte em função da educação e da sociedade


O ensino do esporte deve promover a função de desenvolver o indivíduo como um todo, desenvolvimento que está diretamente inserido na realidade de cada um, afim de que possa compreender e transformar. É importante analisar o esporte como parte da educação e do desenvolvimento do ser humano. A carência de estudos que tratam da temática social e educacional onde o esporte está inserido tem prejudicado o desenvolvimento de propostas que se melhor estimulados poderia contribuir com a prática esportiva em função da problemática social e educacional.

A prática da atividade esportiva, voltada para a integração social é uma forma democrática de permitir a todas as classes uma oportunidade de engajamento educacional em parceria com o esporte. O fenômeno esporte está inserido como um forte agente educacional, cultural e para o exercício da cidadania. Milhares de crianças carentes (muitas com condições de se revelarem talentos esportivos), gostariam de ter uma oportunidade para mostrar o seu potencial.

A cultura física, como meio educativo, também pode ter dois caminhos; servir à dominação, à opressão, ou contribuir para a libertação, a democracia. Assim a cultura física torna-se importante na ação social quando, através das capacidades físicas, mentais e morais por ela desenvolvidas, serve de instrumento para as realizações políticas. A criação e a manutenção do gosto pela prática da atividade física permanente como meio de propiciar uma melhoria da qualidade de vida, perdem o seu objetivo social, uma vez que dependem de condições econômicas e sociais que permitam uma concepção democrática de esporte.

Sendo o esporte uma atividade que desenvolve, por si só, lazer, desafio, espírito de competição e uma hierarquização de funções, cujo objetivo é facilmente assimilável, os déficits de desenvolvimento psicológico e social, presentes naquele público alvo podem, em parte, ser preenchidos.

Profissionais de Educação Física e de Esportes não podem somente se importar com o esporte de alto-nível. A Educação Física e o Esporte são muito mais do que isso. Não devem ser considerados como a única solução para inúmeros problemas como a educação, desenvolvimento da criança, desnutrição, criminalidade, etc., mas acredita-se que através de projetos esportivos com vertentes educacionais e sociais, por ex., possam ser um caminho para a resolução e transformação destas realidades.

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