domingo, 30 de outubro de 2011

Ônibus também é cultura

O ônibus sempre foi um lugar de muitas histórias, mas sempre serviu como objeto de demonstração cultural. É por isso que eu vou relembrar junto com vocês, alguns meios culturais que trouxeram o veículo como ponto principal.
Na música nós temos belas composições. Quem não se lembra da composição feita pelo Grupo Falamansa, chamada no Balanço do Busão, uma bela história de amor e romance, claro que com uma pitada de pimenta associada à adrenalina da situação.
Uma música bem polêmica na época e que teve o Bumba (nome dado ao ônibus) como inspiração, foi o Bagulho do Bumba – uma composição de D. P. Arr. e Adapt. Henrique Lima / Beto Demoreaux, e que ficou conhecida na voz do Grupo Virgulóides. Com palavras como, baseado, delegado, policia e delegacia, trouxeram à tona problemas ocorridos nas cidades grandes, o principal deles em relação aos X9.

Outros grandes artistas também utilizaram o ônibus em suas canções:
Get on The Bus – Kelly Rowland and Beyoncé                                          
Ponto de ônibus – Ultraje a Rigor
Party Bus – Farruko
Bus a Rhyme – Eminem
Malandragem – Cássia Eller
Sou Boy – Magazine





Já vimos que a música é farta de histórias de busão, mas a literatura guarda algumas obras primas. O que dirá do livro The Way Ward Bus (O Destino Viaja de Ônibus) de John Steinbeck, um romance repleto de personagens que acabam se encontrando e mostrando suas histórias, em uma viagem pela Califórnia americana. O livro foi publicado em 1947, e é uma das grandes obras do autor.


Outra grande obra trata-se da literatura O Ônibus Mágico – Dentro do Corpo Humano, de Joanna Cole e Bruce Degen. O livro é voltado para o público infantil, e trás a bela história de Dona Friz e suas crianças em uma viagem toda especial dentro do organismo humano.
No entanto, talvez o mais marcante para nós brasileiros, em relação a ônibus, tenha sido o infeliz episódio do sequestro do ônibus 174, que tragicamente acabou com a morte de uma passageira, e, pois em cheque a maneira da policia agir sobre momentos de riscos. A partir dessa tragédia, várias foram as formas de relatá-la, a principal fora o documentário Ônibus 174, uma obra prima, que trouxe a realidade dos envolvidos pra dentro de cada indivíduo.


Dessa forma, podemos notar que o ônibus faz mais parte do no dia a dia, do que nós possamos às vezes dar a devida importância. Espero que possam relembrar um pouco e se puderem ouçam, leiam e assistam.

Por: Jhonata Figueira e Carla Dayane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"