segunda-feira, 27 de agosto de 2012

De olho na validade

Todo mundo de olho na validade dos produtos. Se o consumidor encontrar alguma mercadoria vencida nas prateleiras do supermercado poderá levar outra unidade do mesmo produto, dentro do prazo de validade, sem pagar nada por isso.

A campanha lançada neste mês pelo PROCON já ganhou a adesão dos principais supermercados de Nova Friburgo. No centro da cidade o folheto oficial de comunicação já está posicionado logo na entrada, próximo aos caixas da maioria dos estabelecimentos. Leda Maria Rosa é gerente administrativa de supermercado. Ela afirma que, na empresa onde trabalha, mesmo antes da campanha, sempre houve a preocupação em substituir os produtos impróprios para o consumo.

A campanha é uma iniciativa de vários órgãos estaduais, dentre eles a ASSERJ (Associação Estadual de Supermercados) e vale para todos os estabelecimentos do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é fazer com que os supermercados estejam em dia com os produtos e ao mesmo tempo bonificar o consumidor que encontrar o produto fora da validade. O subgerente do PROCON de Nova Friburgo, Evandro Arcanjo, diz que o órgão está de olho no cumprimento da nova medida e se houver necessidade, irá intensificar a fiscalização.
A nova medida estimulou o consumidor a prestar mais atenção na validade dos produtos, mas será que todo mundo consegue enxergar números e letras tão pequenos? A resposta é não. Apesar de existir uma regulamentação que obriga os fabricantes dos produtos a exporem informações como datas de validade e de fabricação de maneira legível nas embalagens, na prática isso nem sempre acontece.

Segundo Evandro, o consumidor que se sentir lesado nos estabelecimentos comerciais,  com datas de validade ilegíveis  ou mercadorias fora do prazo, deverá procurar imediatamente o PROCON de Nova Friburgo. 

Salutiel Filot e Elizabeth 

3 comentários:

  1. De fato, é muito dificil ficar conferindo a validade de cada produto. A gente tem que fazer mercado rápido e as letrinhas são muito pequenas!

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa campanha, sempre estou de olho nas etiquetas,na validade dos produtos. Isso é uma das primeiras coisas que vejo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o pior é fazer valer a lei, porque toda vez que reclamei algo parecido tive que fazer um pequeno barraco e isso cansa o consumidor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"