quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Histórias no buzão

Conversa entre motorista e cobrador

Não existe coisa mais engraçada que bate-papo entre motorista e cobrador... Sempre eles contam um causo muito engraçado. Até por essas, gostava (pois não costumo mais andar de ônibus) de ouvir o que eles conversavam durante a viagem ou mesmo nos pontos finais.

Em uma das vezes ouvi a seguinte história, contada por um fiscal ao motorista e ao cobrador:

- O Carlos, dia desses, chegou pra mim dizendo que, se o João estivesse do lado dele quando ele tivesse acordado, o teria matado – relatava o fiscal.

- Mas por quê? – perguntou um dos ouvintes.

- Ele me disse que ele sonhou com o cara. No sonho, ele estava aguardando o carro do Zé, que faria a última viagem do dia. Chegando o Zé, ele iria embora. Faltavam 20 minutos pra terminar a jornada dele. Nessas, chegou o último carro e o João, ao invés de mandar o carro do Zé fazer a viagem, mandou o do Carlos.

No final das contas, Carlos fez pelo menos mais duas horas de viagem... Isso não foi sonho... Foi um pesadelo...

O papo continua e o motorista diz ao fiscal e ao cobrador:

- Essa vai ser minha quinta viagem de hoje. Estou cansado.

E o cobrador: - Quer moleza? Vai ser advogado ou político.

Só não entendi o porquê do “advogado”, mas tudo bem.

Acrescentando mais emoção à viagem, foi possível apreciar as melodiosas canções cantadas pelo motorista (enquanto este se espreguiça ao acelerar o ônibus), e os estranhos sons realizados pelo cobrador, que ninguém sabe o que significa, a não ser é claro seu companheiro fiel, o motorista.

Não que esses papos me interessem, mas também não sou surdo. O motorista diz algo que, foneticamente, para mim é : "Aedstroscv cdsfasl ontem" e o cobrador ri e responde: "É que dsgjujskm do dsfmartelmsdo nada". E entre marchas e curvas, comenta o motorista: "Ele vai dsfarcetzon para fdsjerskjas"... E o papo vai seguindo... É uma espécie de dialeto, que só eles entendem. Pensava eu: E meu ponto que não chega logo?

Um comentário:

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"