sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CAJÓN: Prático e versátil


Vc já ouviu ou viu falar nesse instrumento? Se não, preste atenção nessas informações. Mas, se vc já conhece, também fique atento, pois vai descobrir algumas das suas peculiaridades.



O Cajón é um instrumento de percussão feito de madeira que surgiu no período colonial do Peru como um instrumento alternativo dos escravos africanos. Eles transformaram uma caixa grande – daí o nome cajón (em espanhol) – em um meio de tocar os seus ritmos. A idéia era substituir aqueles que foram apreendidos pelos seus senhores. Por lá o instrumento é levado tanto a sério que é considerado “Patrimônio Cultural da Nação”.

Hoje ele é muito popular e bandas como a americana Boyce Avenue apostam na sua presença em boa parte das suas músicas. E pra falar verdade, quando se ouve as canções vc acha que a percussão é uma bateria, mas, na verdade, está lá o cajón, humilde, pequeno, mas forte e imponente – sonoricamente falando. Dá uma olhada:

No Brasil o cajón se tornou bastante popular! A praticidade e versatilidade que ele demonstra fazem com que na falta da batera, o cajón se torne indispensável. E vc deve está se perguntando: “Mas como esse ‘instrumentuzinho’ tem esse desempenho todo?” Internamente, ele possui cordas e uma série de características acústicas que o aproxima da bateria. Existem aqueles que são elétricos e são plugados como guitarra e violão e também aqueles que vc coloca um microfone na parte traseira. É ou não é fita!

Pra vc que curtiu e sempre quis tocar uma bateria, mas não tem lugar pra colocar e acha que a sua família vai reclamar do barulho, essa é a sua chance! Invista no cajón, pois, além de prático e versátil ele também é barato e tem para todos os gostos.




Por Eduarda Emmerick e Elisma Braga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"