sexta-feira, 2 de setembro de 2011

No Ritmo dos Anos 80


Uma das bandas de sucesso nos anos 80 subirá a serra no próximo dia 10 de setembro pra esquentar o frio e relembrar uma das épocas mais ricas da música brasileira.

Nós, Jornalistas Digitais, preparamos pra você - que não viveu esta fase e não conheceu a trajetória do Biquíni Cavadão - uma breve pincelada na história da banda. E pra você que já conhece, vale a pena lembrar!

A história da banda é a mesma de muitas pelo mundo inteiro: amigos que se conheceram na escola e nos intervalos reuniram uma galera pra tocar um violãozinho.
Dessa “reunião”, Bruno Gouveia (vocal), Miguel Flores da Cunha (teclados), Sheik (baixo) e Álvaro Birita (bateria) formaram em 1985 o Biquíni Cavadão, nome sugerido pelo parceiro da banda, Herbert Vianna, do Paralamas. Logo no primeiro ano de criação, veio um gostinho de sucesso, a primeira música “Tédio” ganhou o prêmio de revelação do ano sendo uma das mais tocadas nas rádios. Paralelo a isso, a banda ganhou um novo integrante, o baterista Carlos Coelho.

Assim como no primeiro ano de existência, os seguintes foram marcados por grandes sucessos que despertaram o interesse de críticos e, é claro, de novos fanáticos pela banda. As canções como “A Era da Incerteza”, de 1987 e “Zé”, de 1989 marcaram esse período com letras com um forte apelo às lutas sociais. Era apenas o início de uma banda que iria agradar a muitos fãs, mas que incomodaria muito os políticos brasileiros. São músicas que vale a pena ouvir!!!

"Zé Ninguém" "Cai Água” Cai Barraco” "Vento Ventania"

“Vento Ventania" foi a canção mais tocada em 1992. Era a banda caçula do rock nacional provando que poderia estar páreo a páreo com as demais.

O resto, obviamente, foi história. Novas parcerias, mudanças de gravadoras, projetos individuais, shows internacionais, pioneirismo na internet e nova formação.

Hoje, o Biquíni Cavadão, com uma carreira consolidada no cenário musical continua a unir grandes multidões em busca de Rock Nacional. Agora, não só pessoas que cresceram junto com a banda, mas também, pessoas que nem eram nascidas quando tudo começou, lá em meados dos anos 80, mas ouviam os irmãos, tios e primos cantando e gravaram na memória esses grandes sucessos. Então, agora é só ir curtir neste sábado, no Nova Friburgo Country Club, o super show do Biquíni Cavadão!!!


Pra lembrar ou conhecer:

“Janaína” “Quando Eu Te Encontrar” “Você Existe, Eu Sei” “Timidez” “Ida e Volta” “Teoria” “Descivilização”



“Zé Ninguém” “Múmias” “Meu Reino” “Brincando Com Fogo”  “Inseguro De Vida” “Vesúvio” “Mundo da Lua”



Por Eduarda Emmerick e Elismar Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"