quinta-feira, 8 de novembro de 2012

6º Festival da Truta

Começou no dia primeiro de novembro o tradicional Festival da Truta, que este ano está na sua 6ª edição. Para abastecer todos os restaurantes, o peixe é cultivado com muitos cuidados em um trutário na região de Macaé de Cima.

A criação começou há mais de 50 anos e passou por diversas adaptações. Hoje, a propriedade conta com 15 tanques que produzem cerca de três toneladas do peixe por mês, o que faz de Nova Friburgo o segundo maior produtor de trutas do estado do Rio de Janeiro.

Mas até se tornar o sucesso que é hoje, o trutário de Macaé de Cima pertenceu a famílias tradicionais que fizeram história ao trazer a atividade, originária da América do Norte, para o Brasil.

Para dar continuidade a piscicultura na região, o proprietário teve que fazer uma série de investimentos. Os tanques, por exemplo, tiveram que passar por reformas e o local de abate recebeu algumas modificações. Apesar de colher os frutos do trabalho, o empresário afirma que a atividade exige cuidados especiais e gera muitos gastos.

Os apreciadores da iguaria podem conferir deliciosos pratos nos restaurantes de Mury montados especialmente para o Festival que vai até o dia 2 de dezembro. Além de movimentar a rede gastronômica da cidade, o evento é responsável por aumentar a produção de trutas em até 40%.

Para conhecer os restaurantes participantes, basta acessar aqui.

Leandro Oliveira e Raphael Dalbouni

Um comentário:

  1. Adorei essa matéria que dá destaque a um festival muito importante para Nova Friburgo. O texto está bem informativo e, principalmente, atrativo. É impossível ler esse post e não se sentir provocado a participar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"