sábado, 3 de novembro de 2012

Uso dos fones de ouvido



Usar fones de ouvido nas ruas virou moda. Em Nova Friburgo não é difícil encontrar pessoas andando distraídas usando mp3, iphone ou ipod.  Mas, há uma preocupacão: a perda de audição transitória ou contínua.



De acordo com Lúcia Salarine, fonoaudióloga, quem usa o dispositivo em volumes excessivos pode começar a apresentar alguns sintomas comuns ao início da perda auditiva. Quando isso acontece, é comum o paciente reclamar de zumbidos, sensação de ouvido tapado e ouvir sons onde não há silêncio total. Segundo a especialista, caso estes sintomas apareçam e o paciente continue abusando nos limites do volume, a audição só será recuperada em partes, utilizando aparelhos auditivos.



As pessoas também não podem deixar de se preocupar com o volume das músicas. Explosões acima de 100 decibéis podem causar até um trauma acústico.  O adequado é que o volume esteja entre 25 e 30 decibéis, o que não causa nenhum transtorno.

A fonoaudióloga ainda destaca que o fone de ouvido não é o vilão da história, mas sim o mau uso dele.  Para garantir que o som não provocará danos a audição, a dica é elevar o volume até a metade do oferecido pelo dispositivo.

Lúcia destaca ainda que a higiene dos fones deve ser diária. E se todos esses cuidados forem tomados este hábito que já tomou conta da vida de tantas pessoas pode ser praticado sem nenhum problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"