segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Trovas e mais trovas

Nova Friburgo, Cidade da Trova

Pequeno histórico:

Em 1960, foram criados os jogos florais, sendo a nossa cidade a primeira a realizar concursos de trovas. Por essa razão, a Suíça Brasileira recebeu o título de O Berço dos Jogos Florais. De lá pra cá, Friburgo, pela importância do seu contexto no movimento trovadoresco nacional, é reconhecida também, na visão dos trovadores, como O Sol da Poesia, o Oscar da Trova, a Meca dos Trovadores. É importante também registrar que, por intermédio de lei municipal, se intitula A Cidade da Trova.

Os primeiros temas foram escolhidos em homenagem à Fonte do Suspiro, com suas três bicas: Amor, Saudade e Ciúme.
Tema: Amor (1960)

Não me chames de senhor
que eu não sou tão velho assim,
e ao teu lado, meu amor,
não sou senhor nem de mim!

Rodrigues Crespo



Tema: Saudade (1961)

Maria, só por maldade,
deixou-me a casa vazia...
Dentro da casa...saudade
e na saudade...Maria!

Anis Murad



Tema: Ciúme (1962)


Quanto mais teu corpo enlaço
mais padeço meu tormento,
por saber que o meu abraço 
não prende o meu pensamento!

Jesi Barbosa



Tema: Vida (1963)

Essa engrenagem que é a vida
esmaga a todos, sem dó...
e a gente, aos poucos moída,
de novo volta a ser pó!

Paulo Emílio Pinto



Tema: Despedida (1964)

Meu lenço na despedida
tu não viste em movimento...
Lenço molhado, querida,
não pode agitar-se ao vento!

Carlos Guimarães

 Assim abrimos esse post em homenagem à professora Ana Erthal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"