segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Empresas familiares

Um novo conceito em negócios

     É cada vez maior o número de empreendimentos administrados por profissionais de gerações diferentes. Nas empresas familiares essa é uma característica bem comum. Numa loja de materiais de construção localizada no distrito de Conselheiro Paulino, na cidade de Nova Friburgo, do total de funcionários, pelo menos sete são da mesma família. Adão Souza administra o comércio junto ao seu filho Marcos. Ele conta que tudo começou com a falência da confecção que pertencia à família. Ao seguir um novo ramo, ele não pensou duas vezes. Ao invés de contratar pessoas estranhas para assumir os cargos administrativos, optou por pessoas da própria família.  
Adão estava certo quanto a sua perspectiva. Uma pesquisa recente revelou que os donos de empresas têm motivos suficientes para apostar em seus filhos. Segundo o estudo herdeiros trabalham com mais seriedade e dedicação para que as empresas criadas por seus pais cresçam e continuem prosperando. Além de afeto e carinho, a relação entre pais e filhos dentro das empresas também é cheia de aprendizagem.
Pai e filho estão sempre em sintonia. Adão passa suas experiências, enquanto Marcos mostra novos pontos de vista e novas experiências. Mas para essa troca acontecer não foi tão simples quanto pode parecer. Para dar conta do recado marcos teve que se especializar. Afinal, são muitos setores para comandar e as constantes mudanças do mercado da construção exigem bastante conhecimento por parte do administrador.
Para Adão, o sucesso nos negócios depende da forma de se relacionar com os funcionários. É necessário ouvir e respeitar a opinião de todos na hora da tomada de decisões.


Salutiel Filót

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"