terça-feira, 25 de setembro de 2012

O que estão fazendo com a MPB?

A MPB surgiu nos anos 1960 com a segunda geração da Bossa Nova, por meio de uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes: os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. 

O Festival da MPB de 1967 lançou Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Gilberto Gil e outros grandes nomes da nossa música. E todos estes músicos da MPB, tinham como ideologia acordar uma sociedade manipulada pela ditadura e se comunicarem politicamente com todos os acordes do ritmo.

 

O Multishow 2012 premiou, em sua 19ª edição, Michel Teló, como música chiclete e mais acessada na rede e, de quebra, Gaby Amarantos como novo hit. O que está acontecendo com o Brasil? Por que, estes perfeitos babacas que interpretam músicas com letras que dizem "Ai se eu te pego, ai" e ganham milhões com isso?

De fato o amor do brasileiro pela música deve ser colocado na vitrine, valendo apenas R$ 1,99. Quando o Festival de música foi lançado nos anos 60, nenhum artista pensava em dinheiro e fama, pensavam no povo, na música e na poesia. E agora, vem premiando verdadeiras fraudes da música e da cultura.

Em entrevista, Michel Teló, falou que hoje não há limites para a música popular brasileira, que vai do funk ao rock. Sinceramente, não podemos discutir com ele, porque, um profissional que ganha troféu de música chiclete, e se orgulha por isso, esquece que chiclete só é bom no início, depois agarra nos dedos e não serve para nada.

Foi lamentável o resultado do Prêmio Multishow 2012, a gente esperava coisa melhor. Nas primeiras edições, grandes artistas foram premiados, como Titãs, Capital Inicial, Djavan, Los Hermanos e esse ano apresenta este resultado vergonhoso. Será que estão esquecendo de que devemos evoluir e não regredir?

Então, depois de tantas lutas para o brasileiro ser respeitado pelo mundo, surgem esses fantoches ricos em boçalidades para acabar com a nossa imagem.

Acorda Brasil!!!






Um comentário:

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"