quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Moda, Globalização e Colonialismo

Todos nós sabemos que a Europa é referência de moda no mundo inteiro. Nomes como Coco Chanel, Vivienne Westwood, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana entre outros se destacaram e se destacam até hoje, consagrados por suas irreverências, estilos e individualismo. Muitas pessoas, jornalistas de moda e até estilistas contestam o fato de sempre fazermos cópias e ainda imitarmos a Europa. Mas, há quanto tempo eles fazem moda!

Com a globalização e o advento de novas tecnologias os processos culturais ficaram sem fronteiras, a rapidez das informações faz com que todos saibam de tudo ao mesmo tempo, fazendo com que as influências fiquem ainda maiores. Por outro lado, tudo o que fazemos no Brasil agora pode ser visto.


Atualmente, a economia brasileira está fortalecida ao contrário do que acontece no velho continente, atraindo os olhos do mundo para nosso país, além do fato de sermos privilegiados com nossa diversidade cultural e com  nosso clima tropical, é uma excelente oportunidade pra virarmos referência lá, principalmente na moda verão.


Estilistas brasileiros como Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Giácomo Lombardi, Gloria Coelho e Pedro Lourenço são reconhecidos  tanto nacionalmente quanto internacionalmente, um exemplo de que podemos ganhar os mercados de moda tão disputados. Hoje em dia é complicado que a moda tenha identidade própria, pois as referências estão todas entrelaçadas , ela é comtemporânea e muda o tempo todo. 


Portanto, viva a moda, a globalização e o colonialismo! 


Tainá

2 comentários:

  1. O legal da moda global é que atualmente não há distinção entre as culturas de países diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssima matéria!!! Gostei muito!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"