terça-feira, 25 de setembro de 2012

Top 5 cobradores de falta do Futebol Brasileiro

Como se não bastassem os cinco títulos mundiais, o futebol brasileiro também pode se vangloriar de ter alguns dos melhores cobradores da história do futebol. Poderíamos citar muitos aqui, mais de 50, porém selecionamos uma fina galeria com os cinco melhores, levando-se em consideração números e proezas.


5º Lugar: Rogério Ceni

O goleiro e maior ídolo da história do São Paulo não atingiu a fama mundial graças as suas belas defesas que já o levaram a copa do mundo, mas sim pela qualidade com a bola nos pés, principalmente na bola parada. Rogério, além de ser o jogador com mais jogos com faixa de capitão no mundo, é, ainda por cima, o goleiro com mais gols na história deste esporte, são 105, sendo: 56 de falta, 48 de pênalti e 1 com a bola rolando. Detalhe:o 100º de sua carreira gol foi contra o maior rival, o Corinthians, e é esse que você confere no vídeo abaixo.



4º Lugar: Didi

Eleito o melhor jogador da copa de 58 - a primeira ganha pelo Brasil - Didi também se destacou pelo seu estilo elegante de jogar futebol, o que lhe rendeu no mesmo ano o apelido de Mr. Football (Sr. Futebol) pela imprensa francesa. Como se isso não bastasse Didi ficou imortalizado pelo seu jeito, até então único e por ele inventado de cobrar faltas, o 'Folha Seca'. Esta técnica consistia em bater na bola, com o lado externo do pé, de modo à fazê-la girar sobre si mesma e modificar sua trajetória. Ela tem esse nome pois esse estilo de cobrar falta que dava à bola um efeito inesperado, semelhante ao de uma folha caindo, fugia do esperado.
Esse tipo de cobrança ficou famoso depois de um gol de falta que Didi fez nas eliminatórias da copa de 58 contra a seleção do Peru. Uma outra proesa do 'Príncipe Etíope' foi fazer o primeiro gol do Maracanã, e como não podia deixar de ser, foi um gol de falta.





3º Lugar: Roberto Carlos

Considerado por muitos o melhor lateral esquerdo da história do futebol brasileiro, o famoso camisa 6 é dono de um dos chutes mais fortes que o esporte bretão já viu. Durante muito tempo Roberto Carlos dominou o quesito força e precisão, e é por esses motivos que ele está aqui em 3º lugar no nosso top 5. Com uma bomba na perna esquerda, RC6 colecionou uma vasta galeria de gols de falta na sua carreira. Confira abaixo uma magnífica cobrança de falta deste que ainda é um dos mestres da bola parada de todos os tempos.




2º Lugar: Zico

O grande camisa 10 e maior ídolo da história do Flamengo, também é responsável por algumas das mais belas faltas já cobradas em território nacional. Dono de uma técnica ímpar, e um toque de bola espetacular, o galinho também era um mestre no tiro livre. Não tinha distância nem dele pra bola, nem da bola pro gol, Zico foi, é e sempre será referência de técnica, precisão e repertório quando se fala em chute à gol. Assista no vídeo abaixo o gol de falta mais importante da carreira de Arthur Antunes Coimbra, na voz de Jorge Cury.




1º Lugar: Juninho Pernambucano

Para fechar esta seleta lista, ninguém menos que Juninho Pernambucano. O jogador revelado no Sport de Recife, fez história nas equipes do Vasco e do Lyon (França) não só pelo seu toque de bola refinado, lançamentos preciso e ótima visão de jogo. O camisa 8 é dono simplesmente do pé mais calibrado da história do futebol mundial. Além de já ter feito quase duas centenas de gols de falta, Juninho recebeu como 'homenagem' um livro do  físico inglês Dr. Ken Bray, da Universidade de Bath, na Inglaterra, o nome do livro é  “How to Score: Science and Beautiful Game” ("Como Marcar: Ciência e Jogo Bonito”, em português). Nele o cientista diz que há três formas diferentes de se bater na bola e também afirma que Juninho Pernambucano é o único que domina todas elas. Neste livro ele também cita Juninho, por várias vezes como o melhor de todos os tempos no quesito. 
Além de ter ficado internacionalmente famoso ao defender o Lyon por 7 anos seguidos, sendo o principal jogador nas 7 conquistas do campeonato francês da história do Lyon, transformando o clube que até então era mediano em o maior campeão, muitas vezes triunfando com suas cobranças de falta sem distância. Mas foi no Vasco da Gama que ele marcou o gol de falta mais famoso da sua carreira, um gol contra o River Plate, na semifinal da libertadores da América de 1998, um gol monumental como ficou conhecido por ter sido marcado no estádio de mesmo nome, um gol que lhe rendeu o título de rei, ou melhor, Reizinho.



Por Luiz Thiago de Campos e Matheus Oliveira.
Fontes: Wikipédia, Google, Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"