quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bandeira



                                                 (Intertextualizando Manoel  Bandeira)

Vou-me embora pra Bandeira....
Lá sou gente de Manoel!...
Lá tenho a prova que eu quero
e escolherei meu papel...
Vou me embora pra Bandeira
Vou-me embora pra Bandeira
Aqui eu sou aprendiz!...

Lá a prova é muito fácil,
de tal modo a nota encanta
que não há lamentação...
E a nota na prova  é tanta
que o orgulho se agiganta
lembrando as notas que eu tive...


E como farei gramática!!!
Andarei de anacoluto,
montarei em metonímia,
subirei  na catacrese,
tomarei banhos de  Antítese...

E quando acabar a graça,
deito na antonomásia,
mando chamar o eufemismo
pra camuflar os meu erros
que no tempo de primário
Neusa vinha corrigir....

Vou-me embora pra Bandeira !!
Em Bandeira  terei  sorte,
Escreverei  por esporte...
Tem uma prova infalível
de impedir  reprovação!
Tem hipérbato simpático,
tem Deborah... tem saudade...
Tem anástrofes de fitas
para a gente se enfeitar!

E quando eu fizer a escrita

farei a letra bonita....
E a se à noite, enfim, me der
vontade de regressar
- Sendo  amiga de Manoel -
terei a nota  que eu quero
na prova que escolherei...
Vou-me embora pra Bandeira!....

Elisabeth Souza Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"