segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Crônica - Valorizando a Arte!


Hoje, antes de escrever para o nosso blog, fui arrebatada por boas recordações dos artistas e bandas friburguenses. É incrivel pensar que uma cidade "turística" como a nossa, anda esquecendo dos talentos musicais há muito tempo.
Conversei com minha mãe, que por sinal adora música, e ela contou que em sua época (meados dos anos 60) a cidade tinha não só os classicos carnavais nos clubes, mas também revelava talentos como Benito de Paula que faz sucesso até hoje.
Realmente Nova Friburgo está uma catástrofe no que diz respeito a música também.
Onde estão os eventos que  buscam talentos locais? Onde está o incentivo ao artista? Onde estão festas com shows grátis para apoiar esses artistas? Onde...?
Pude curtir bandas que até já não existe mais como SDK e Mr. Manhattan, e outras que simplesmente sumiu como Tora Bora...
Quando converso com talentos desperdiçados, como Higgor Bastos (SDK) e ouço que música não dá "sangue em Friburgo", ou seja, que se o artista da cidade não tiver outra fonte de renda morre de fome, surge a pergunta: Será que é um problema local ou nacional? Afinal, a falta de incetivo à cultura no Brasil é geral! Quantos artistas talentosos são vistos como "vagabundos" ou "marginais" da sociedade atual!
Em nossa cidade não é diferente. Percebo que quando um artista fala que vai se dedicar a música, este é visto pela sociedade friburguense como uma pessoa sem emprego e sem futuro.
Isso faz surgir em mim uma revolta sem tamanho.
Penso que para trazer turistas em Friburgo é necessário uma reforma cultural na cidade. Está na hora de valorizar os talentos locais, não só na música mas também nas artes plásticas e teatrais. Inclusive nossa cidade é invadida por artistas plásticos de todo o mundo, pois, o clima serrano é favorável a arte.
É hora de reagir e permitir que pessoas levem alegria a esse povo tão sofrido que quer voltar a sorrir para receber os visitantes como sempre recebeu.

Vamos mudar este cenário de preconceito!!!

2 comentários:

  1. Gostei muito da matéria, principalmente quando você fala em reforma cultural, penso que a sociedade precisa rever seus conceitos e valores para termos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Sou de Friburgo, mas moro em Cabo Frio e sinto muitas saudades de bandas como SDK... que infelizmente acabou.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"