segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tomate: um grande aliado à saúde

Vamos falar hoje um pouquinho sobre os benefícios que o tomate podem trazer a nossa saúde.
Originário da cordilheira dos Andes, na América do Sul, o tomate chegou à Europa entre os séculos 15 e 16 e, graças aos italianos, ganhou fama e a mesa de vários povos em todo o mundo! Aqui no Brasil ele desembarcou no século 19, junto com os imigrantes, e conquistou os brasileiros, em especial nos molhos. Muito nutritivo, ele ajuda a evitar várias doenças e é extremamente delicioso.

 

Tomates são ricos em licopeno, componente que dá a cor avermelhada ao vegetal e que possui propriedades anticancerígenas. Além de ser antioxidante, o licopeno age na neutralização dos radicais livres, protegendo as células e estimulando o sistema imunológico. Estas características fazem do tomate um forte aliado na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata, esôfago, pulmão, mama e pele. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que homens que ingerem 10 ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como molhos ou salads de tomate, diminuem o risco de contrair câncer de próstata.

Tipos
Cereja: pequeno e de sabor adocicado é ideal para saladas ou aperitivos.
Caqui: grande e com coloração bem avermelhada é ideal para saladas e sanduíches.
Italiano: alongado e com apenas três gomos internos, pode ser usado para fazer tomate seco e, quando maduros, em molhos.
Débora: ele é bem firme e tem boa durabilidade, é indicado para molhos e preparo de tomate seco.
Carmen: arredondados e achatados, e às vezes alaranjados, são os mais comuns nos supermercados aqui no Brasil. Eles são indicados para uso em saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"