segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rugby: Um esporte para todos



Vamos falar de um esporte que vem crescendo no mundo todo e vem ganhando cada vez mais adeptos: o rugby. Diz a lenda que o rugby surgiu de uma jogada irregular do futebol em 1823 na Inglaterra, que era praticado de maneira diferente  naquela época. Porém, o esporte não surgiu desta jogada  isolada. Ele se popularizou na Inglaterra, e as primeiras regras foram escritas em 1846. A partir daí, vários times foram  criados ,surgindo posteriormente uma entidade que regulasse  o esporte, a primeira partida entre Inglatera e Escócia em 1871, o primeiro torneio , o 4 Nações em 1883. Também em 1883, foi criado o rugby de seven ,jogado com sete jogadores em cada time, diferente dos 15 por time do rugby tradicional.

No Brasil, o esporte chegou no final do século XIX, se difundindo principalmente entre as elites locais. Aos poucos, o esporte passou a se popularizar e hoje é possível que todos o pratiquem. Desta forma vários clubes foram formados. Hoje, o esporte possui ligas fortes e  será disputado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro pela primeira vez, em São Januário, estádio de futebol do Vasco da Gama.



Em Nova Friburgo, o Rugby se faz presente desde 2007, por meio do Friburgo Rugby, que vem se destacando no cenário estadual e cada vez mais  reúne mais adeptos, tendo criado neste ano uma escolinha e uma equipe feminina. Para conhecer  mais sobre o esporte e sobre o a equipe do Friburgo Rugby, conversamos com o presidente e jogador do time, Juliano Espírito Santo. Nesta entrevista exclusiva, ele falou sobre a história do time, sobre o crescimento do esporte e comentou que existe a possibilidade jogadores friburguenses disputarem a Olimpíadas do Rio 2016

 JD- Como surgiu a ideia de criar um time de rugby?
Juliano Espírito Santo: O time surgiu em 2007. Um colega nosso, o Guilherme Braune passou uma temporada na Inglaterra e conheceu o Rugby. Quando voltou a Nova Friburgo, percebeu que já existia alguns times de Rugby na capital e reuniu um grupo de amigos e decidiram montar, na base da brincadeira, um time. Acabamos levando a sério demais e já em 2008 nos tornamos campeões da Série B do estadual.

 JD-Quais as principais conquistas da história da equipe ?
 Como disse, conquistamos o estadual da Série B em 2008, fomos campeões do Beach Rugby de Itacoatica em Niterói também em 2008. Ficamos em oitavo lugar no Brasileiro de Seven em 2010, fomos vice-campeões da Taça Rio em 2011 e alcançamos o 5º lugar na Estadual da Série A neste ano.





JD- Quem pode praticar o Rugby ?
Qualquer pessoa pode praticar o Rugby. Este é um esporte onde não importa sua velocidade,seu peso ou sua altura. O impontante é a determinação de cada um.


JD- Como avalia o crescimento do esporte  no cenário mundial ?
O Rugby tem caminhado a passos largos para se tornar o maior esporte do mundo. É o esporte coletivo que mais cresce no Brasil e grandes marcas já estão de olho no rugby brasileiro como a Topper e o Bradesco, que patrocinam a seleção. Alguns times tradicionais de futebol já estão criando seus times como são os casos de Vasco e Corinthians.






Fontes: Google e Wikipédia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"