segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Obesidade Infantil


Falaremos agora sobre obesidade infantil, e para isso, contamos com a colaboração da nutricionista Cristine Herdy. Ela declarou que é necessário modificar a mentalidade de consumo e prazeres rápidos e que a saúde é um investimento a longo prazo.


A obesidade infantil está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares, atividade física, fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes e problemas cardíacos, além de afetar o lado estético. Para falar um pouco melhor sobre esse assunto, fizemos uma entrevista com a nutricionista do Day Hospital, Cristine Herdy.

JD- Quais são as principais causas da obesidade em crianças e adolescentes?
1- As principais causas da obesidade infantil, além de fatores genéticos, sob os quais ainda não temos poder de intervenção, estão relacionadas com os hábitos de vida, em especial, a alimentação e atividade física das crianças, mas também, de toda família. É cada vez mais difícil ver uma criança brincando na rua, andando de bicicleta ou de patins, por exemplo. A tecnologia da informática, a televisão, a internet, video-game etc, tem ao contrário, ganhado cada vez mais espaço na vida de todos - adultos e crianças - e assim, as atividades esportivas ficam para depois.
JD- Por que a obesidade infantil é tão comentada? Criança gordinha não é sinal de criança saudável?
2- Em relação à alimentação, houve um aumento significativo do consumo de alimentos prontos, congelados, biscoitos recheados e refrigerantes que são ricos em açúcar simples e gordura. A falta de tempo  para preparar e realizar as refeições com mais cuidado, tendo em vista a correria do trabalho dos pais, tem contribuido para essa modificação do padrão alimentar ocidental.

A obesidade infantil tem sido um assunto bastante comentado pelo aumento significativo dos casos e porque uma criança obesa tem mais risco de se tornar um adulto obeso. Como sabemos, a obesidade é um fator de risco modificável, ou seja, passível de intervenção, para diversas doenças tão comuns nos dias de hoje como a Hipertensão Arterial, o Diabetes, doenças coronarianas e etc.
JD- Por que é importante combater a obesidade ainda na infância? E qual a dieta e atividade física mais indicada para uma criança obesa?
3- O combate da obesidade ainda na infância é uma forma de investimento na saúde em todas as fases da vida. E como se faz isso? Por meio das modificações dos hábitos alimentares e a prática de esportes. O aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, de leite e seus derivados, do tão conhecido arroz com feijão, por exemplo, em horários e locais próprios ( comer à mesa, apreciando a comida e desfrutando da companhia dos familiares) são dicas simples e eficazes. A atividade física mais adequada para a criança é aquela que lhe seja mais prazerosa, pode ser natação, futebol, dança, judô, enfim, que seja realizada com frequência e alegria.

É preciso modificar a mentalidade de consumo e prazeres rápidos. Saúde é um investimento a longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"