terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rugby: Um esporte para todos parte 2


Segue Abaixo a segunda parte  da entrevista com o jogador de rugby e presidente do Friburgo Rugby, Juliano Espírito Santo.




                                                          Juliano Espírito Santo


JD- Existe alguma equipe de rugby que inspire a equipe de Nova Friburgo?
Juliano Espírito Santo: Existem grandes equipes que nos inspiram. A nível mundial,nos espelhamos na Nova Zelândia,na África do Sul e na Argentina.Em nível nacional, nos inspiram a equipe de São José dos Campos e  a nível estadual , o Niterói ,que também é uma  das melhores do Brasil.

JD- Quando e aonde acontecem os treinos do Friburgo Rugby?
 Nossos treinos acontecem sempre aos sábados. Pela manhã,temos a escolinha para iniciantes de qualquer idade ou gênero,incluindo a nossa equipe feminina que vem sendo formada para disputar os torneios. Á tarde, temos o treino do time  principal, onde buscamos evoluir para conquistar mais vitórias.


                                                       Equipe do Friburgo Rugby


JD-Quais os objetivos da equipe para o futuro?
O time tem  focado muito na renovação, por isso estamos trabalhando forte com a escolinha.Jogaremos as etapas do estadual de Seven(o rugby olimpíco), mas sem compromisso, apenas para adquirir ritmo. Nosso foco principal é manter o treino e ganhar entrosamento para uma boa campanha no Estadual de quinze em 2013.

JD- Acredita que algum atleta do time poderá estar nas Olimpíadas?
 Sonho com a presença de um jogador friburguense na seleção brasileira de Seven nos Jogos.E três dos nossos atletas possuem chances reais de representar Nova Friburgo na Olimpíada.




      
                                                               





Conheça  algumas regras do rugby:

1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol.

2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).

3- Cada equipe é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").

4- O objetivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo.

5- Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipe que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infracção grave se o jogador impedido placar o jogador adversário que apanhar a bola).

6- O ato de derrubar o outro jogador chama-se  ou placar. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infração grave derrubar com as pernas  ou passar rasteira a qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola 

7- O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração ou quando é marcado ensaio.

8- Sempre que estiverem 3 ou mais jogadores em pé em contato com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.

9- São infrações: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão.

10- A formações básicas são:
-MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados)

-TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada)

-RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo)

-MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé)






2 comentários:

Deixe seu comentário para o "O MAIS DA UCAM"